Muitas ideias para decorar uma pequena sala de estar giram em torno de enganar os olhos e fazer a área parecer mais espaçosa. Tais estratégias podem transformar uma área apertada e claustrofóbica em um ambiente confortável e esteticamente agradável.

Decore de uma forma que maximiza a luz e o espaço, e preste atenção em como você usa a cor, dimensão e peso. Eles podem fazer uma grande diferença.

É interessante experimentar coisas novas. Às vezes as ideias tradicionais sobre decoração de salas não são a melhor solução para um espaço pequeno. Em vez de usar persianas para janelas, use cortinas com longos tecidos, porque elas chamam a atenção para o espaço vertical, ampliando a área da sala.

Sua sala de estar, independentemente do tamanho, deve ser capaz de funcionar como um espaço para relaxamento e entretenimento. Aqui estão algumas das nossas maneiras favoritas de fazer ela parecer mais espaçosa.

DECORE COM ESPELHOS

Decoradores muitas vezes colocam espelhos estrategicamente em lugares pequenos, a fim de fazê-los parecer maior. Uma ideia mais comum para sala de estar é pendurar um grande espelho em um local central para criar um ponto focal. Para refletir a luz e adicionar um ambiente agradável, coloque-o atrás de uma fonte de luz como uma vela ou pendente de luz. Se possível, coloque um espelho em frente a sua janela para que ele reflita e dê a ilusão de uma outra janela.

DECORE PARA CIMA

As salas também tem uma dimensão vertical, assim como a horizontal. Se a sua sala de estar tem um pé direito alto, aproveitar ao máximo este espaço extra, decorando-o de uma forma que atraia o olhar para cima. Do chão ao teto cortinas são uma maneira elegante para alcançar este objetivo.

Outra ideia é preencher o espaço vertical com uma mistura variada utilizando molduras em gesso e iluminação. Esta técnica irá fazer a sala ser maior do que realmente é, porque convida as pessoas a olharem para cima e não somente horizontalmente ao nível do olhar.

USE CORES NEUTRAS EM UMA PEQUENA SALA DE ESTAR

Uma das mais populares ideias para pequenas salas de estar é o uso de cores neutras nas paredes, piso, teto, móveis e estofados. Uma paleta de off-white ou beges vai expandir o espaço, parecendo empurrar as paredes para trás. Tons suaves também tendem a iluminar uma sala refletindo a luz. Além de ampliar uma área, uma paleta neutra transmite sofisticação e cria um ambiente calmo.

ESCOLHA MÓVEIS COM UMA APARÊNCIA LEVE

Quando for comprar móveis, considere seu peso visual. Este conceito refere-se ao peso de um objeto percebido com base no tamanho, cor e design. Escolha peças que têm uma aparência leve, ao invés dos mais pesados, que deixarão seu espaço menor ainda.

Opte por cores claras, e selecione peças que têm pernas, evitando aqueles que são quadradas. Mesas com tampos de vidro vão ocupar menos espaço visual do que as de madeira, porque você pode ver através delas. Qualquer mobiliário que não obstrua visualização fará as áreas parecerem mais abertas.

SELECIONE PEQUENOS MÓVEIS

A lista de ideias para decorar salas de estar não seria completa sem a recomendação para selecionar mobiliário que não irá dominar a sala ou parecerem dominar o espaço. Um sofá com braços finos e encosto mais baixo é preferível a um com os braços largos e encostos altos.

Se o espaço é apertado, você poderia deixar sem um sofá, ou escolher um sofá de dois lugares ou optar por posicionar quatro cadeiras em torno de uma mesa de centro. Ao escolher cadeiras, considere aquelas sem braços, porque eles vão ocupar menos espaço do que um modelo com braços.

Quais são as suas ideias favoritas para uma pequena sala de estar parecer maior?

Categorias: Interiores

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Precisa de Ajuda?