Como escolher almofadas para o sofá

Sabendo que a correta aplicação dos recursos da decoração pode mudar totalmente o clima do ambiente para melhor, vale a pena investir seu tempo caprichando na hora de escolher itens decorativos para a casa, pois até mesmo os menores detalhes fazem uma grande diferença no resultado final.

 

Nesse sentido, após a compra ou reforma de um sofá ou até mesmo da sala de estar inteira, uma das questões que mais preocupa quanto à decoração é como combinar as almofadas para que o ambiente ganhe um ar aconchegante e bonito sem que elas destoem do estilo do móvel.

 

Então se você está nessa fase da decoração da sua casa, confira algumas dicas sobre as almofadas:

 

1. Combinando tom sobre tom

verde

Por exemplo, um sofá verde pode ser decorado com almofadas com estampa em tons de verde do clarinho ao musgo. Essa seria a técnica do tom sobre tom. É importante ressaltar, que nesse caso, dependendo das cores usadas e do restante da decoração, o ambiente pode ficar “monótono” – especialmente se o sofá for em cor neutra. Se você quiser adicionar um pouco de cor, vale adicionar um vaso com flores em cores bem vivas na mesa de centro.

 

2. Combinando cores complementares e análogas

analoga

A outra opção é encontrar uma cor que combine com a cor do sofá, mesmo que aparentemente ela não tenha “nada a ver” com o tom do móvel. Uma forma de descobrir essa cor é usando o círculo cromático, que vai te dizer quais são as cores análogas e as complementares.

 

3. Combinando almofadas em sofás de cor neutra

neutra

Se o seu sofá for de uma cor neutra, como cinza ou bege, a boa notícia é que você poderá combinar com praticamente qualquer cor e estampa de almofada. As cores vibrantes são ótimas sugestões e dão vida ao ambiente. Por exemplo, para um sofá cinza, almofadas rosa claro e rosa pink, algumas estampadas e outras lisas.

 

4. Como combinar estampas

estampas

A mistura das estampas é bem vinda, mas elas têm que se complementar entre si. Uma estampa não pode brigar com a outra. Então, uma dica para quem não tem muita experiência é misturar estampas com as mesmas cores ou em tons similares, porém com desenhos diferentes.

 

5. A escolha do material e do tamanho da almofada

tamanho

É importante também se atentar aos materiais escolhidos. Esqueça a ideia de que o material do sofá e da almofada deve ser o mesmo. Isso não é proibido, mas misturar materiais e texturas diferentes pode enriquecer ainda mais o ambiente, tornando-o muito mais moderno e arrojado. Quanto ao tamanho, é importante manter uma proporção. Um sofá com encosto baixo, por exemplo, fica desproporcional com almofadas muito grandes.

 

6. Almofadas divertidas

divertidas

Outra opção para dar uma “cara nova” ao seu sofá e ao ambiente é apostar em almofadas divertidas, como as que possuem estampas de bandas, objetos, personagens ou remetem à filmes e outros temas que podem trazer ao seu lar um toque de personalidade e humor.

Solicite mais informações

Voltar
Av. Nossa Senhora Aparecida 975
Seminário - Curitiba - PR