Para muitas famílias, a sala de estar é um dos espaços mais frequentados da casa. É onde você vai se desligar depois de um longo dia. Onde a família se reúne para conversar sobre seu dia e discutir problemas cotidianos. É onde você fecha o mundo e volta a se apaixonar pela casa que criou. Por causa disso, muitos de nós gastamos tempo pesquisando as melhores maneiras de decorar nossa sala de estar para garantir que ela seja funcional e elegante. Alguns têm um olho afiado para o design de interiores e podem instantaneamente imaginar exatamente como a sala deve ficar. Outros podem passar horas no Pinterest, rolando página após página e ainda assim não saber. A boa notícia é que a decoração da sala de estar é uma grande novidade neste momento. E, como tal, há uma riqueza de informações e conhecimentos para escolher. Então, nesta postagem do blog, veremos como decorar uma sala de estar em 5 etapas.
1. Mude a cortina da sua janela
Havia apenas um lugar em que poderíamos começar com esta postagem no blog e é com a sugestão de olhar para suas janelas. Em qualquer sala, a luz natural é um bônus e algo que você deseja otimizar. Mas você também precisa de meios para gerenciá-lo de forma eficaz, evitando ganho/perda de luz e calor excessivo ao longo do ano. Você pode escolher persianas ou cortinas, mas, de qualquer forma, você precisa de algo que se adapte ao espaço ao seu redor.
Se você deseja decorar sua sala de estar, encontrar a persiana certa é uma obrigação. Há muito a considerar também. Você opta por uma cortina em tecido que combina com com seus estofados? Você opta por persianas de madeira que se ajustam mais especificamente, oferecem maior controle sobre a luz e ajudam a bloquear o calor durante o inverno? Ou é importante que a cobertura da janela escolhida seja limpa, como uma cortina rolô?
Além disso, quais funções sua persiana precisa oferecer? Pergunte a si mesmo se o brilho é um problema? Ou talvez você precise de algo térmico para reduzir sua dependência de aquecimento durante o inverno? Talvez seja uma superfície impermeável para suportar a alta umidade do seu espaço? A cortina certa resolverá seus problemas específicos e complementará a sala ao seu redor.
Depois de escolher o estilo, é hora de passar para a cor. Mas mais sobre isso mais tarde, quando nos aprofundarmos nas paletas.
2. Decida o propósito da sala
Em seguida, você deseja entender melhor para que sua sala de estar é usada. Isso tende a variar dependendo da configuração da sua família e da casa. Se você tem filhos pequenos, sua sala de estar pode funcionar como uma sala de jogos. Se você tem filhos mais velhos, pode ser o espaço que você reúne uma vez por semana para a noite de cinema em família. Talvez seja apenas você e seu ente querido e você adora nada mais do que conversas noturnas. Ou talvez você more sozinho e queira que o espaço se transforme na sala de jogos perfeita.
Decida o objetivo principal do seu ambiente e projete o espaço para isso. Salas para conversas profundas precisarão de cadeiras voltadas uma para a outra e convidando ao contato visual. Salas específicas de cinema precisam de sofás macios com cantos onde você possa se aconchegar e superfícies para manter lanches ou bebidas seguros.
3. Escolha sua paleta de cores
Em seguida, é hora de escolher sua paleta de cores. Esta é outra daquelas coisas que algumas pessoas acham incrivelmente fáceis e outras, incrivelmente difíceis. Se você tem um olho para combinar cores, vá em frente. A maioria dos designers de interiores dirá para você escolher 3 cores principais e, em seguida, expandir isso escolhendo variações de cada uma em seu design. Dessa forma, você criará um espaço uniforme com aparência e sensação de trabalho profissional.
O melhor lugar para procurar ideias aqui é o Pinterest – honestamente, existem milhares de paletas para escolher, então é fácil ser bem específico. Para uma beleza atemporal, considere parcerias como turquesa, azul cobalto e azul celeste ou brancos quentes, castanhos médios e verdes folha. Estilos minimalistas podem se apaixonar por pretos, esbranquiçados e rosas blush, enquanto as famílias mais ousadas podem se apaixonar por uma paleta de arco-íris.
Seja qual você escolher, use esta paleta para ditar todos os acessórios e itens que você compra para sua nova sala de estar.
4. Opte por um estilo específico
Esta etapa é opcional, mas uma maneira fácil de criar uma casa organizada é escolher um estilo de design de interiores específico. Assim, você terá um direcionamento na hora de comprar acessórios e até mesmo escolher suas cores. Existem centenas de estilos diferentes – alguns que se tornaram muito amados e outros que são muito específicos.
Alguns dos nossos favoritos incluem:
- Minimalista
- Tradicional
- Rústico
- Colonial
- Country
- Industrial
Ter um estilo em mente, mesmo que você o use com moderação, facilitará a escolha dos acessórios nas etapas finais.
5. Compre os toques finais
Os toques finais são, em nossa opinião, a parte mais emocionante da decoração de uma sala de estar. São as pequenas coisas que fazem a sua casa parecer a sua. Quer isso signifique enfeitar suas prateleiras com âncoras, pendurar letreiros de néon rosa brilhante acima do sofá ou estilizar prateleiras com fotos de sua família, os acessórios vão unir toda a sala.
Decorar uma sala de estar deve ser divertido – uma expressão lúdica de você e sua família. Portanto, não se prenda a pequenos detalhes. Basta encontrar um estilo que funcione para você.